enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

09/08/2018 09:42h - Atualizado em 09/08/2018 09:49h

Prefeitura de Passos vai promover mais uma edição da FLIPassos no final de agosto

Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Passos
Prefeito Carlos Renato Lima Reis se reuniu com secretários, idealizadores e apoiadores da 3ª FLIPassos
Prefeito Carlos Renato Lima Reis se reuniu com secretários, idealizadores e apoiadores da 3ª FLIPassos

 

A Prefeitura Municipal de Passos está ultimando os preparativos para a realização de mais um evento que promete movimentar a cultura na cidade. Na manhã desta quarta-feira, dia 8 de agosto, o prefeito Carlos Renato Lima Reis se reuniu com secretários, idealizadores e apoiadores da 3ª FLIPassos.

A Feira Literária de Passos acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, no prédio do antigo Mercadão Municipal, de 8h às 20h, com entrada franca. O homenageado deste ano é o escritor Marco Tulio Costa, que também esteve presente no gabinete.

As Secretarias de Educação e de Cultura e Patrimônio Histórico, com apoio total das demais áreas da administração, estão unido esforços com o objetivo de realizar o melhor evento possível tendo como parâmetro o sucesso da FLIPassos em 2017.

Prefeitura e Câmara Municipal de Passos estão juntas nesta promoção por meio do Decreto Nº528, de 20 de Novembro de 2017, que cria a Comissão Permanente de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL). O documento apoia de maneira intensa a difusão e permanência do incentivo de eventos como esse, ou seja, a FLIPassos passou a fazer parte do calendário municipal, o que garante sua continuidade todos os anos.

A secretária de Educação, Zineti Guimarães, comentou sobre os resultados que a feira trouxe para as escolas da rede municipal. “Foi um ganho tremendo para os alunos passenses, uma vez que tudo da feira fora organizado com muito profissionalismo e amor, dando a devida atenção que Passos merece”, disse, enaltecendo a Prefeitura de Passos e a gestão atual, a qual é a responsável pela idealização deste projeto, que acontece pela terceira vez consecutiva no município.

“Não existe cultura se não houver diversas forças unidas para que a mesma aconteça. A parceria aqui com Secretaria de Cultura e Educação foi fundamental para o ótimo planejamento da FLIPassos, e isso tudo resulta dentro das salas de aulas, implantando a leitura nas escolas e em outros diversos lugares da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro, que vem participando inteiramente de projetos como este.

Homenageado

“Gostaria de agradecer ao prefeito Renatinho por você ter ouvido as necessidades do município, ao Caju e à Zinete. Isso mostra que é um prefeito que escuta a população, mostrando resultado. Nós ficamos muito satisfeitos. Fiquei bastante emocionado pela homenagem” agradeceu o homenageado Marco Túlio Costa

O escritor contou sua história como passense e amante da arte e da literatura, paixão esta, que o possibilitou a dar continuidade nesta área e que contribui, nos dias de hoje, para a educação e cultura local. “Nós não podemos restringir a leitura a apenas um evento, evidente que a leitura é um estado em que nós colocamos o município pronto para o desenvolvimento da cultura e educação. A leitura está na base da educação e a leitura está na base da cultura” disse o convidado em relação ao Plano Municipal de Leitura.

Marco Tulio definiu a FLIPassos como “uma criança abre um livro e se imagina num reino de aventuras, crescida, forte, cheia de poderes fantásticos para resolver qualquer desafio. E de fato se enche de autoconfiança, cresce criativa, torna-se uma pessoa adulta participativa, capaz de transformar o mundo com sua imaginação e inteligência. Passos é como essa criança, a FLIPassos o livro que se abre, um convite para que ela veja, para si mesma, um futuro possível ao se tornar uma cidade-leitora”

O prefeito Carlos Renato Lima Reis agradeceu toda a união de forças, que possibilita o acontecimento da FLIPassos. “Nós estamos muito felizes de estar retomando a FLIPassos nesse ano. Fizemos no ano passado e foi um sucesso e é importante pensarmos dessa maneira. Com um trabalho unido entre a educação e a cultura para uma transformação na cidade. Quero mais uma vez agradecer aos idealizadores deste projeto e tenho certeza que vai ser um sucesso”

SAIBA MAIS SOBRE O HOMENAGEADO

Marco Túlio Costa nasceu em Formiga (MG), em 1955. Veio para Passos aos 11 anos de idade. Nos anos 70, integrou o grupo da revista literária Protótipo. Publicou contos no Suplemento Literário do ‘Minas Gerais’, revista Versus e outras. Aos 16 anos, conquistou seu primeiro prêmio literário, na cidade de Itabira (1972). Seu primeiro livro publicado foi O Mágico Desinventor, que foi publicado também no México.

Em 1994, seus livros O canto da ave maldita e As leves asas do rinoceronte foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a exposição ‘O livro para crianças no Brasil’, na Feira de Frankfurt, Alemanha. Essas mesmas obras foram apresentadas na Feira de Paris, selecionadas pela FNLIJ e, posteriormente, o livro O Rei Que Ria foi selecionado para Bologna Children's Book Fair 2000 (Itália).

Participou com a obra O Escandaloso Teatro das Virtudes da Selection of Brazilian writers, illustrators and publishers, da Bologna Children’s Book Fair 2014. De seus 21 livros publicados, destacam-se O Canto da Ave Maldita, Prêmio Alfredo Machado Quintela (1985); A Aurora Chegou na Hora, Prêmio Brasília de Literatura (1991); O Gato que Falava Siamês, finalista ao Prêmio Jabuti 2002; Fábulas do Amor Distante, 2003, Prêmio Jabuti 2004; A Árvore do Medo, Prêmio Fundação Biblioteca Nacional – 2012; Sequestro no Cibermundo, finalista Prêmio Jabuti 2013; O Escandaloso Teatro das Virtudes, finalista Prêmio Jabuti 2014; e O Palhaço está em Greve, finalista Prêmio Jabuti 2015.

Prefeito Carlos Renato Lima Reis se reuniu com secretários, idealizadores e apoiadores da 3ª FLIPassos
Slideshow: Iniciar Total de fotos: 4