enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

14/01/2013 11:04h - Atualizado em 14/01/2013 11:17h

ALIADOS NA MESA DA CÂMARA

Por Matéria extraída da 8ª edição do Jornal CVRG

 

Luiz Carlos Souto, Dentinho, preside a sessão sob sua direção na posse do Prefeito Ataíde
Luiz Carlos Souto, Dentinho, preside a sessão sob sua direção na posse do Prefeito Ataíde

 

Até que o vereador Luis Carlos Souto Junior, o Dentinho(PSDB), fosse escolhido presidente da Casa e tivesse ao seu lado João Resende (PP), vice; Hilton Silva(PSDB), 1º secretário; Maria Isabel, Belinha(PP), 2ª secretária, vários movimentos foram realizados  para a escolha de quem deveria ser o presidente. O primeiro nome lançado foi o de Tia Cenira (PR), que conseguiu articular apoios do PP e até se ventilou que teria o apoio do PMDB.  Uma ação interna do PR acabou por enfraquecer a pretensão da vereadora mais votada em Passos na última eleição que foi o aparecimento do nome de Dr José Roberto Bernardes(PR) como potencial candidato a presidente.

Eleito com 619 votos, aproveitando a expressiva votação de Tia Cenira e do  restante do partido, a ideia não foi muito bem digerida pelo staff da vereadora, o que acabou aproximando-a do vereador Dentinho. O vereador Dentinho baseou sua campanha à presidência na proposta de “governar com o grupo”, ou seja, queria ser eleito e formar chapa com os aliados, PR, PP, PSDB. Atrás dessa articulação, o PSD, de Cássio Soares também pretendia ganhar a presidência.  Para isso tinha a possibilidade de apoiar a candidatura de João Resende, que teria os  votos  do PP (dois), do PSD(dois) e do PMDB (dois). Se isto não vingasse alguém do próprio PSD seria lançado como candidato a presidente. 

A primeira hipótese não deu certo, porque João Resende acabou se alinhando com Dentinho. No PSD, que faria esforços para cooptar alguém da base do prefeito Ataíde Vilela, acabou vingando o nome de Flávio Orlandi (DEM) no lugar do médico Claudio Félix. No fim a tese de Dentinho, que acabou sendo apoiada por Ataíde, a mesa teve a sua formação definida: Presidente Dentinho(PSDB), vice João Resende(PP), 1º Secretário Hilton Silva(PSDB), 2ª Secretária Maria Isabel, Belinha(PP).