enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

21/01/2013 11:10h - Atualizado em 21/01/2013 11:16h

ROMARIA A APARECIDA

Por Correio do Vale do Rio Grande
Romaria, uma tradição de oração
Romaria, uma tradição de oração

Quando o embarque do Grupo de Romeiros liderados por Domingos Batista aconteceu pelos diversos pontos da cidade, desde o bairro Casarão, poucos sabiam do que realmente participavam. O terço puxado na saída da cidade e o canto em louvor a Nossa Senhora Aparecida era só mais um traço que unia os mais de 40 passageiros da Romaria.

-O caminho de ida aconteceu por Pouso Alegre, Itajubá e Aparecida. Já a volta buscou outra rota, saindo para São José dos Campos, Mococa, Paraiso e Passos.

-Entre os lugares visitados, marcados pela religiosidade, estão a igreja de Frei Galvão em Guaratinguetá, o Porto Itaguassu, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada  em 1717 pelos pescadores Domingos M. Garcia, João Alves e Filipe Pedroso.

-O local tem a igrejinha que primeiro abrigou a imagem. Depois Ela foi levada para a Basílica velha.  Agora está na Basílica nova.  Esculpida em argila paulista, a imagem já sofreu atentado sendo estilhaçada, o que exigiu um requintado trabalho de recuperação.

-Os fiéis não parecem se preocupar  hoje em dia com esses detalhes. Vão a Aparecida para rezarem, pagarem promessas e demonstrarem sua devoção. É comum ver pessoas atravessando a passarela que liga um lado da cidade, o centro, ao outro, onde hoje está a Basílica, de joelhos, e até, às vezes, indo e vindo.

-Mas também as ruas são povoadas por pessoas ávidas pela compra de quinquilharias, lembranças, presentes, imagens, que são trazidas de volta para a terra  de origem.

-Os hotéis são verdadeiros formigueiros humanos. É comum ver os organizadores das Romarias encontrando dificuldades para abrigar suas caravanas. Normalmente homens e mulheres solteiros são abrigados juntos. Os casais hospedam-se em quarto próprio. As  vezes vão mais casais do que o combinado e aí surgem as dificuldades de acolhimento.

-A comida é simples, mas boa. Os quartos para o s que chegam primeiro são razoáveis. Para os últimos sobram a quarto apertados, surrados, cheirando a mofo. Alguns reclamam. Outros nem tanto, afinal vieram para rezar e é o que fazem. Até quando voltam a paradinha estratégica em Atibaia (SP) para rezar para Mãe Rainha.

-Os Romeiros cumprem assim a trajetória que os moveu a fazer a viagem: estar sempre em oração.

Basílica Nova
Slideshow: Iniciar Total de fotos: 4