enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

24/10/2013 16:33h - Atualizado em 24/10/2013 16:36h

PREFEITURA DISPONIBILIZA CIRURGIA ELETIVA DE LÍNGUA E LÁBIO

Por Ascom Passos

As pessoas que têm língua ou lábio presos poderão ser operadas gratuitamente através de um serviço – a frenectomia labial e lingual –, que passa a ser disponibilizado pela Prefeitura de Passos. Os procedimentos, classificados como cirurgias eletivas, são realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de indicação médica e agendamento na Central de Regulação. Só nesta semana, a equipe do diretor do CEO, Tarses Ferreira Alves, já operou seis crianças de zero a dois anos de idade.

 “Com a preocupação do prefeito Ataíde Vilela de diminuir a espera para cirurgia eletiva na Santa Casa de Passos, a equipe da Central de Regulação está avaliando todos os atendimentos realizados nos últimos anos. Com isso, as pequenas cirurgias de frenectomia labial e lingual já estão sendo realizadas pelo CEO”, disse Tarses Alves. “Existe uma demanda de anos atrás e com o incentivo da nossa equipe de cirurgiões-dentistas será possível zerar a fila por estas cirurgias”, acrescentou o diretor.

Após operar os primeiros seis pacientes, a equipe ainda tem 16 pessoas aguardando a cirurgia, o que deve ocorrer nos próximos dias. As pessoas que têm esse tipo de problema, mas ainda não foram avaliadas por um profissional, também poderão ser operadas, segundo Tarses Alves. “Para melhor atendê-los será necessário que os pacientes cumpram toda parte burocrática: comparecer na Central de Regulação para o preenchimento dos formulários e agendamento das consultas”, disse.

Os horários para as cirurgias são 6h, 8h e 13h. Quatro cirurgiões-dentistas especializados estão prestando esse serviço no CEO. A próxima etapa será a de cirurgias gengivais (de tecidos gengival e ósseo). O início dos procedimentos vai ser divulgado em breve, segundo o diretor.