enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poder ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opo 2
    Opo 3
    Opo 4

02/12/2013 09:19h - Atualizado em 02/12/2013 09:27h

CURSINHO COMUNITRIO EST COM INSCRIES ABERTAS PARA 2014

Por Danilo Vizibeli
ALUNOS DOS CURSINHOS FILIADOS A EDUCAFRO MG
ALUNOS DOS CURSINHOS FILIADOS A EDUCAFRO MG

Está aberto desde a última segunda-feira (25) o período de inscrições para a turma de 2014 do Cursinho Pré-Vestibular Comunitário Núcleo Dércio Andrade (NDA), que é associado à ONG Educafro. A primeira temporada de inscrições vai até o dia 13 de dezembro. Em janeiro o período de inscrições será reaberto do dia 13 a 24 de janeiro. O cursinho é voltado para afrodescendentes e pessoas carentes. As inscrições podem ser feitas na secretaria no Núcleo que funciona no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos (entrada pela rua Santa Inês em frente ao posto da Casmil) das 19h as 21h30.

O processo seletivo é feito por meio de assistentes sociais e voluntários do Núcleo e engloba diversas questões sendo a principal delas o candidato ser de família de baixa renda. São oferecidas 50 vagas. “Toda a renda da casa é somada e dividida pelo número de moradores. A renda média não pode passar de 1 salário mínimo por pessoa. Nosso objetivo é atender pessoas carentes e incluí-las na universidade. Estamos há 14 anos lutando pela causa e já conseguimos diversas vitórias, com a inclusão de pessoas em excelentes universidades inclusive no exterior. O propósito comunitário do grupo deixa as aulas de forma dinâmica e por meio de um aprendizado colaborativo entre alunos e professores, todos voluntários”, destaca a coordenadora geral do Núcleo, a educadora Marli Aparecida Ferreira Soares.
Para se inscrever o candidato deve levar a documentação completa solicitada no edital e pagar a taxa simbólica de R$ 5,00 (cinco reais).
Em 2013 o Núcleo se destacou com a realização de inúmeras atividades entre elas o Encontro de Cultura e Cidadania da Rede Educafro Minas, realizado em março no CAPP, e o Grito dos Excluídos, em 7 de setembro. Além disso, os professores do cursinho vêm desenvolvendo atividades dinâmicas por meio de projetos como é o caso do Projeto Café com Letras, realizado pelo professor Danilo Vizibeli, no qual são debatidas obras literárias que caem no vestibular e o Projeto Cine Cultura, idealizado pelo professor Márcio Carvalho com a exibição de filmes culturais com debates e discussões temáticas após a exibição. O cursinho conta com aulas de todas as disciplinas da grade curricular inclusive Espanhol e já está adaptado para atender às novas exigências dos exames avaliativos nacionais como o ENEM.
Outro grande presente para 2013 foi a reestruturação da Biblioteca Comunitária Afro-Brasileira que em 2014 será aberta à comunidade e servirá de apoio aos estudos para os alunos. “Agradecemos aos meios de comunicação de Passos que apoiam nosso projeto. Nesse ano conseguimos 3 entrevistas em rádios da cidade e esse apoio é muito importante para divulgar o trabalho. Convidamos a todos que querem desenvolver o trabalho voluntário dentro da educação, cultura e cidadania que nos procurem, pois temos muitos projetos para serem desenvolvidos o que contribui muito para a transformação dos alunos em cidadãos conscientes e autônomos”, destacou o professor Danilo Vizibeli, responsável pelo projeto com a Biblioteca.
 
O e-mail de contato é eduacafro-passos2013@hotmail.com
Documentos necessários para a inscrição*:
RG e CPF do aluno (fotocópias);
 
Comprovante de renda de todos os moradores da mesma residência, o de rendimento para profissionais autônomos ou liberais;
 
Em caso de aposentados ou pensionistas, apresentar fotocópia do recibo de pagamento;
 
Comprovante de residência: 3 contas de água, luz e telefone fixo;
 
Comprovante de condomínio, aluguel e SFH (Sistema de Financiamento de Habitação) – fotocópia;
 
Comprovante de pagamento de plano de saúde, se houver;
 
Última guia do IPTU
 
Documentos pessoais de todos os membros do grupo familiar (RG ou certidão de nascimento para os menores de idade);
 
Duas fotos 3 x 4;
 
Histórico escolar;
 
Taxa de inscrição no valor de R$ 5,00.
 
*Todos com fotocópia.