enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

25/05/2015 10:07h - Atualizado em 25/05/2015 10:12h

Cássio Soares pede que SUAPI assuma cadeia de Alpinópolis

Por Correio do Vale do Rio Grande

Para resolver os problemas atualmente enfrentados com a Cadeia Pública de Alpinópolis, o deputado estadual Cássio Soares solicitou que a Subsecretaria de Assuntos Prisionais, da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), assuma a administração do local.  O pedido foi feito ao secretário Bernardo Santana, durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na última quinta-feira, 21 de maio, em Belo Horizonte.

Durante o pedido, Cassio afirmou que a Cadeia Pública de Alpinópolis é um dos grandes problemas de segurança pública na região Sudoeste de Minas. "A cadeia fica no centro da cidade. Já estamos com essa demanda há bastante tempo e ela se torna um problema recorrente, ainda mais para a Polícia Civil que faz a gestão dos 40 presos que estão recolhidos no local", afirmou o deputado, relatando que esse é um constante questionamento do prefeito Júlio César Bueno e dos vereadores que, desde que assumiram o mandato, buscam junto ao deputado a solução do problema. "Provocamos o Estado por outras vezes e esperamos agora uma solução definitiva", completou Cássio Soares.

Em resposta à demanda do deputado, Bernardo Santana explicou que possui um cronograma de assunções em Presídios e que irá buscar informações se a Cadeia de Alpinópolis consta no planejamento, dando andamento ao processo.  "Esse é realmente um grande problema e que precisa ser dada solução", garantiu o secretário.

Constantemente indivíduos são flagrados no telhado com o objetivo de arremessar drogas e demais objetos para os detentos. Além de ser localizado no centro da cidade, o imóvel possui diversos pontos vulneráveis, o que facilita a ação de marginais e dificulta o trabalho dos policiais civis responsáveis pela segurança do local. "Trabalhei por três anos como subsecretário na SEDS e sei o quanto a assunção é importante para a segurança dos cidadãos e para maior humanização do serviço", explicou Cássio.

 

Prevenção 

Outro assunto tratado pelo deputado na audiência, que debateu a falta de vagas no sistema carcerário mineiro, foi sobre a necessidade de um trabalho preventivo a fim de reduzir o número de jovens que ingressam no mundo do crime. De acordo com Cássio Soares, a população carcerária vem aumentando. "Daqui a um tempo, estaremos aqui novamente discutindo a falta de vagas, pois, é impossível suprir essa necessidade com um crescimento tão vultuoso".

Como exemplo, citou que em cerca de seis anos, o número de detentos em Minas Gerais dobrou, saltando de 28 mil para 56 mil, aproximadamente. "Se investirmos em prevenção, teremos um crescimento menor da população carcerária e menos recursos empreendidos nesta questão", finalizou o deputado.