enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

25/05/2015 10:44h - Atualizado em 25/05/2015 10:47h

Passos elabora Plano Municipal de Educação

Por Correio do Vale do Rio Grande
Plano Municipal de Educação
Plano Municipal de Educação

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), da Prefeitura de Passos, está elaborando o Plano Municipal de Educação (PME), em cumprimento ao Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pelo governo federal em 2014. O PME terá que ser enviado para aprovação na Câmara de Vereadores até 26 de junho de 2015. Em Passos, várias ações já ocorreram para a elaboração do plano e a comunidade poderá contribuir com sugestões no site da Prefeitura, até 26 de maio.

            Segundo a Secel, em Passos, uma comissão organizadora vem trabalhando no PME desde 2014, quando fez a primeira reunião da Comissão e Equipe Técnica, seguida de encontro com representantes da sociedade, com o levantamento de diagnósticos, metas e estratégias para ampliar a qualidade de educação na cidade nos próximos dez anos. “Dentre as diretrizes das metas do PME estão: erradicação do analfabetismo, a valorização da carreira docente e o aumento de vagas no ensino superior, na educação técnica e na pós-graduação etc”, informa a Secel.

Para o início da construção do Plano Municipal de Educação de Passos, em 2014  foi instituída uma Equipe Técnica e uma Comissão Organizadora envolvendo profissionais da Superintendência Regional de Passos (SER)  e Secel.

            O Plano Municipal de Educação deve estar em consonância com o plano nacional que estabelece 20 metas e 253 estratégias para a educação a serem cumpridas num período de dez anos. O prazo para que estados e municípios terminem seus planos e os enviem para votação nas câmaras estadual ou municipal é 26 de junho.

             Em Passos, as 20 metas do PNE foram distribuídas entre os membros da Comissão Organizadora de acordo com as modalidades de ensino e as esferas tratadas no Plano  como: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Inclusiva, Educação Profissional, Valorização dos profissionais de educação, Financiamento da Educação etc.

            Desde a primeira reunião em 2014 em Passos, outras se sucederam até chegar à etapa atual, que é ouvir a população. Para isso, a Secel colocou uma seção no site da Prefeitura para que a comunidade possa analisar e dar sugestões sobre metas e estratégias que já foram apresentadas. “Participe como cidadão passense ativo, dando sua contribuição ao PME”, convida a Secel. A contribuição da comunidade pode ser feita, até 26 de maio, pelo site www.passos.mg.gov.br, no menu “Informação” Plano Municipal de Educação.