enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

28/05/2015 09:42h - Atualizado em 28/05/2015 09:44h

Prefeitura mobiliza escolas no combate à dengue

Por Correio do Vale do Rio Grande

O Departamento de Saúde Coletiva de Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos realiza nesta quinta e sexta-feira uma mobilização e conscientização de combate à dengue nas escolas estaduais e municipais de Passos. Essa é mais uma etapa das ações do Município para estimular a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença, em toda a cidade.

Na quinta-feira (28), a mobilização ocorre nas escolas estaduais e na sexta-feira, nas escolas municipais e órgãos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, o trabalho dentro das escolas tem sido de grande importância para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “As crianças e jovens estão tendo um papel decisivo para essa luta contra a dengue, pois eles atuam como multiplicadores de informação, tanto nas escolas como em suas casas”, disse.

A mobilização irá iniciar com uma panfletagem nas imediações das escolas, juntamente com alunos, professores, pedagogos e diretores, alertando a população de cada localidade sobre a necessidade de eliminar os focos de procriação do mosquito.

Essa nova ação contra a dengue em Passos é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde (SRS), Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer e Superintendência Regional de Ensino.

O índice de infestação do Aedes aegypti atingiu uma média de 4,8% na cidade, em março, com pico de 6,3% nas regiões dos bairros Aclimação e Nossa Senhora Aparecida. A situação era de epidemia da doença, mas as ações estratégicas e imediatas da Prefeitura, incluindo a utilização de um helicóptero e registro em vídeo dos locais suspeitos de focos de dengue, reduziram a infestação para 1,5%.

Apesar desse desempenho positivo, o plano da Prefeitura é erradicar a doença em Passos. Para isso, a população vem sendo conscientizada a fazer a inspeção em suas casas e empresas pelo menos uma vez por semana e eliminar qualquer recipiente e objeto que possam acumular água. Mutirões de limpeza e um serviço de plantão para informações e denúncias também foram criados pela Saúde Coletiva (3522-8149).