enquete

  • Aqui vem o tema da enquete que poderá ser alterado acessando o Painel de Controle do Portal.
  • Opção 2
    Opção 3
    Opção 4

26/10/2016 08:51h - Atualizado em 26/10/2016 08:54h

Passos recebe Circuito Cultural do Sul de Minas

Por Ascom PMP

 

              

Circuito Cultural do Sul de Minas se apresenta em Passos
Circuito Cultural do Sul de Minas se apresenta em Passos

 

  A Prefeitura de Passos, através do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promove mais uma atração artística na cidade. Desta vez, Passos recebe o Circuito Cultural do Sul de Minas, segunda edição, que começou em Alfenas em setembro e, pela primeira vez, chega a Passos para apresentações nos dias 28 e 29 de outubro, na Estação Cultura.

Entre as atrações de teatro e circo, haverá o mais novo espetáculo infantil do Grupo Rasgacêro, “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. O “Circuito” tem incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, mediante patrocínio de uma empresa de ônibus.  Toda a logística, estrutura, cadeiras, espaço, divulgação nas escolas, energia dentre outras necessidades básicas para a realização do evento são fornecidos pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura da Secel.   

As atividades começam na sexta-feira, com uma programação direcionada para as escolas, a partir das 14h, com o espetáculo “Viralata: o palhaço tá solto!”, de Rodrigo Robleño, com participação do Grupo Coliseum de Teatro, de Passos. A partir das 19 horas, o Grupo Rasgacêro apresenta “O Artêro e a Salamandra de Fogo”. No sábado, às 10 horas, tem comédia de rua com o “Palhaço Tonto”. Em ambos os dias, o evento será realizado na Estação Cultura. Caso ocorra chuva, o Departamento irá estudar um novo local para a apresentação.

A peça

A nova montagem do Grupo Rasgacêro é um espetáculo infantil baseado no livro de cordel “O Juvenal e o Dragão”, de João Martins de Athayde, escrito em 1974, e conta, de forma lúdica, como Juvenal derrotou a salamandra de fogo que secava o Rio Grande. Na cena, um apelo em favor da preservação do meio ambiente, recheado de romance e aventura.

No elenco, os atores Dani Marques, Fernando Gonçalves e Gabriel Sá. Na música Ricardo Malabi e Milton Leite e na manipulação dos bonecos Kalleb Fernandes e Genaldo Pessoa (Chupeta). A concepção do espetáculo é de Bibi Rodriguez e os figurinos, bonecos e cenários são assinados por Rô Lovato e Anderson Almeida, da Oficina da Terra Art Studio.

Outros eventos do Departamento de Cultura

                Outras atividades estão no calendário do Departamento de Cultura da Secel para o final do mês do outubro e começo de novembro.

Dia 27 de outubro acontece no Palácio da Cultura, às 20h, o vernissage da Exposição Fotográfica Crono (Lógicas) dos alunos do 3º módulo do curso técnico de Comunicação Visual do Instituto Federal do Sul de Minas. Com curadoria de César Tadeu Elias e orientação dos professores Cleiton Hipólito, Duana Castro, Heliza Faria, João Marcos e Lícia Pisa, as fotografias ficarão em exposição para apreciação até 11 de novembro, com entrada gratuita, das 9h às 19h no mesmo local.

no dia 2 de novembro, o Departamento apoia mais um evento. No Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, às 20h, acontece o lançamento do livro “O Despertar da Natureza Interior”, do autor Gerson Félix de Oliveira, com entrada franca.